29 de out. de 2009

LICENCIAMENTO DO MÉTODO CDS


Criado por Lelot no início dos anos 90, bem antes das primeiras máquinas de shape entrarem no mercado, o método COMPUTER DESIGN SYSTEM (CDS) provávelmente foi a primeira incursão da informática no mundo das pranchas, em todo o planeta.



O método CDS se caracteriza por proporcionar maior grau de personalização, proporcionalidade e precisão milimétrica nas medidas, garantindo um trabalho muito mais profissional, do que o velho "olhômetro".

A planilha Database CDS funciona como um cardápio de medidas préviamente testadas, que podem ser adaptadas de acordo com a preferencia de cada shaper. Ela fornece ao shaper, inúmeras combinações, totalizando mais de 80 medidas para cada prancha a ser shapeada.

As medidas são então copiadas e coladas na ficha de planejamento da prancha.
Uma vez feito o planejamento das medidas, a prancha pode ser então shapeada na mão ou na máquina, de acordo com a preferencia do shaper.




No sistema de licenciamento, o shaper recebe o DVD Shape OnLine, um Video Treinamento, onde Lelot mostra detalhadamente como aplicar cada uma das medidas no bloco.




O método pode ser combinado com qualquer programa de desenho autoCAD, para usinagem em máquinas de corte CNC. Nesse caso, basta o shaper desenvolver os arquivos "Master" de cada modelo que produz, bastando sincronizar as medidas do desenho, com as medidas da planilha CDS, e assim terá os blocos usinados pela máquina, com medidas já bem próximas às da ficha e planejamento.

 



Importante destacar que o método CDS garante maior grau de personalização, por oferecer opções de regulagens e variações de medidas, de acordo com as mais diversas características do surfista, como por exemplo: a distancia entre a base, a distribuição de peso/força aplicada sobre a prancha, o tipo e tamanho de onda, até o tamanho do pé do surfista.





O CDS garante também, maior proporcionalidade, pelo fato da medição da prancha ser feita em pontos que variam de posição, proporcionalmente de acordo com o tamanho de cada prancha a ser shapeada, ao contrário do sistema mundialmente adotado de medição a 1 pé do bico e da rabeta, independente do tamanho da prancha.





Já a precisão superior proporcionada pelo CDS, é decorrente do fato, da planilha CDS fornecer medidas com variação de até 1/32 avos de polegada (menos de 1 milímetro) para as diversas partes da prancha que, uma vez medida e conferida em mais de 80 pontos, permite ao shaper uma margem de acerto muito acima da média, e maior facilidade na repetição e no desenvolvimento do trabalho de shape com cada cliente.


O método CDS já foi difundido para mais de 700 shapers de todo o Brasil e exterior. Agora, com o novo sistema de licenciamento, o shaper espera difundir mais o seu método, sobretudo no exterior, pois acredita que o CDS possa vir a revolucionar mundialmente o processo de shape das pranchas de surfe.


COMO FUNCIONA O LICENCIAMENTO:


A locação anual do método CDS custa apenas R$ 300 ao ano, incluídos:



1 - A última versão do CDS (planilha database) etodas as atualizações durante o período.

2 - Modelo da FPM (Ficha de Planejamento de Medidas)

3 - DVD de Treinamento, com video aula mostrando detalhadamente como utilizar a planilha para planejar cada prancha e como aplicar/conferir as medidas no bloco.

4 - Logomarca CDS para aplicar em suas pranchas, impressos e utilizar em seu marketing, como shaper licenciado.



O shaper licenciado conta também com a consultoria on line permanente do próprio Lelot, por msn, skype, email ou fone, com direito a ter seu nome incluído em releases para a mídia e em anúncio do CDS no Guia Anual de Pranchas da revista FLUIR.