3 de nov. de 2010

ANDY, FIQUE COM DEUS


Estou de luto. Este está sendo um dos momentos mais tristes de minha vida, uma perda inestimável, não só para o mundo do surfe, mas especialmente para mim... alguns podem falar que estou apenas aproveitando para fazer marketing, mas a verdade, só eu que sei... meu coração tá apertadinho... já cansei de chorar... eu amo esse cara, para sempre.

A primeira prancha que fiz pro Andy foi em Saquarema, 2002, por indicação do OCCY, antes dele conquistar seu primeiro título mundial. Quem entregou, foi um grande fotógrafo, meu amigo Wagner Tostes (foto abaixo):

Saquarema 2002, ano de seu primeiro título mundial...


Mas fui conhecer Andy pessoalmente  só em 2004, em um fim de tarde na praia Mole, em Floripa. Ele acabava de sair de mais uma surf  session, bem em frente ao Hotel onde estava hospedado para disputar mais uma etapa do WCT... eu me aproximei e disse: “Hey Andy, how do you do? Remember that epoxy board that you recept in Saquarema 2002? It was made for me...

Ele prontamente me respondeu com um sorriso de satisfação: “sim, me lembro muito bem, a prancha era incrível,  muito boa mesmo... peguei aaaltas ondas com ela na praia em frente de minha casa, no Kauai... obrigado, a prancha era muiiiiiiiiito boa...” respondeu ele com um sorriso de felicidade estampado no rosto... “E essa prancha aí, na sua mão? É pra mim tb?” Perguntou com um sorriso maroto... rsrsr  “Claro, com certeza, Andy... fiz no capricho, especialmente para vc.” E assim conheci Andy...

Em 2005, Imbituba,  estive na residência onde estavam hospedados o Andy, e tb o OCCY, grande amigo desde 1997, quando ele fez aquela histórica final contra o Kelly Slater na Barra, justamente com uma prancha minha.


2005, na casa onde estavam hospedados OCCY e ANDY, com outra prancha minha (na mão...) que ele acabou testando e causando grande repercussão na mídia brasileira... 


Medidas da prancha modelo WAVE KILLER, que Andy testou e aprovou nas marolas...

Confira no video abaixo, a surf session que Andy fez com a prancha, nas marolas da praia Mole: 


Em 2008 estive com ele pela última vez: Ele subindo o palanque após vencer o round 1, na praia da Vila, passando direto para o round 3... passou olhando para a prancha que eu havia feito para ele, que estava no chão, ao lado da escada, bem em seu caminho, quando me viu: “Hy Henry, how do you do? How about that board?”apontou ele para a prancha... “ It seems the boards I use to like ... is that one for me, by the way?” Não consegui esconder um sorriso de satisfação: “For sure, Andy... It’s yours...” . Andy, assim como OCCY sempre fazia, me perguntou quanto deveria pagar pela prancha, e eu, como sempre, não poderia cobrar, pois era um presente... uma oportunidade para mim, de contar com o feed-back de campeões como eles, não tem preço !!!



Ele ainda me chamou para subir no motor home da Billabong e seguir com ele para casa da Mailin, filha do Morongo, onde ele estava hospedado com sua esposa, mas eu preferi não ir... hoje me arrependo, pois com certeza seriam mais momentos inesquecíveis ao lado desse grande atleta e ser humano.   

Andy era um cara de raro talento, estilo inconfundível, limpo, perfeito, competitivo ao extremo... o maior de todos os adversários que o Slater teve em toda sua carreira, e seguramente,  foi um dos quatro maiores surfistas de todos os tempos, se considerarmos  seus feitos no surf mundial... Se ele estivesse entre nós ao longo dos próximos anos, me arrisco a afirmar ele ainda poderia ultrapassar Mark Richards, e se tornar o segundo maior surfista da história, abaixo apenas de Slater...


Mas acima de tudo, vc é para mim um amigo... uma pessoa inesquecível... sua morte, uma perda irreparável, para todos nós a quem resta apenas seguir adiante neste teatro da vida...

Fique com Deus, Andy. E tenha a certeza de que estará para sempre em nossos corações...

Henry Lelot